Artigo: Qual é a diferença entre um visto de imigrante e um visto de “não-imigrante”

17 de fevereiro de 2023

Para o CBP (Costums and Border Protection – Autoridade de Proteção de Fronteira e Alfândega)  americana, existem duas categorias  de vistos : imigrante e não imigrante.

A lei de imigração dos EUA observará os objetivos de sua viagem, bem como outros requisitos para determinar qual o visto exigido para sua entrada .  Como candidato a visto, você precisará atender a todos os requisitos para receber a categoria de visto para a qual está se candidatando.

Vistos de imigrante são emitidos para cidadãos estrangeiros que pretendem viver permanentemente nos Estados Unidos. Já os vistos de não-imigrante são para estrangeiros que desejam entrar nos Estados Unidos temporariamente – para turismo, tnegócios, negócios, tratamento médico, trabalho temporário, estudo ou outras razões do mesmo gênero.

 

Visto de Imigrante

Um visto de imigrante é emitido para um estrangeiro que pretende viver e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos. Na maioria dos casos, um parente ou empregador patrocina o indivíduo preenchendo uma inscrição nos EUA junto ao Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS).

Certos candidatos, como trabalhadores com capacidade extraordinária, investidores e certos imigrantes especiais, podem fazer uma petição em seu próprio nome.

Os pedidos são posteriormente encaminhados para os Estado Unidos através dos próprios Consulados ou Embaixadas para processamento contínuo e emissão do visto de imigrante ao imigrante pretendente, se elegível.

Um pretendente imigrante deve apresentar o visto de imigrante em um porto de entrada dos EUA antes da expiração do visto de imigrante. Um imigrante intencional se torna um residente permanente legal assim que o visto de imigrante e a documentação que o acompanha são revisados e endossados por um Oficial do CBP.

Visto de não-imigrante

Os vistos de não imigrante são emitidos para estrangeiros que procuram entrar nos Estados Unidos temporariamente para turismo, negócios, tratamento médico e certos tipos de trabalho temporário.

O tipo de visto de não imigrante necessário é definido pela lei de imigração e relacionado ao propósito da viagem. Geralmente, um indivíduo se aplica diretamente ao consulado ou embaixada dos EUA no exterior para um visto de turista (B-2) ou não-imigrante de negócios (B-1). No entanto, os estrangeiros que buscam entrar nos Estados Unidos para estudar ou trabalhar podem exigir certa autorização e documentação antes de solicitar um visto de não imigrante.

A emissão de um visto não garante a entrada nos Estados Unidos. Um visto simplesmente indica que um funcionário consular dos EUA em uma embaixada ou consulado americano revisou o pedido e que o funcionário determinou que o indivíduo é elegível para entrar no país para um propósito específico.

O Oficial do CBP no aeroporto de entrada realizará uma inspeção para determinar se o indivíduo é elegível para admissão sob a Lei de Imigração dos EUA.

Por isso é de fundamental importância que você conte com profissionais experientes em imigração para acompanhar e realizar seu pedido de visto.

A Pereira Mendes – Direito Imigratório pode auxiliá-lo do início ao fim de todo seu processo. Clique aqui e contate-nos agora.